Foto: Marcelo Oliveira (Arquivo Diário)
Depois de tentar vender o prédio e o terreno do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) em Santa Maria, sem sucesso, o governo do Estado está em tratativas para um novo uso para o edifício. Segundo a assessoria do próprio Daer, “há um processo em andamento sobre o assunto”. A autarquia informa que a proposta em discussão é a seguinte: “O Instituto-Geral de Perícias (IGP) deverá devolver ao Daer a área que eles já usam (na Rua Gaspar Martins), que será a nova sede administrativa do Departamento. Então, o Daer libera a sua sede atual (na Medianeira) para o IGP”.
Porém, segundo o delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz, as tratativas vão além. Ele diz que, além do IGP, a Polícia Civil também passará a utilizar o atual prédio do Daer, na Avenida Medianeira. Em breve, deve ser publicado, no Diário Oficial do Estado, um edital de seção do prédio e do terreno do Daer, que é bem extenso, para a área da segurança pública.
– Ainda não há uma data para que o posto de identificação do IGP (onde são feitas carteiras de identidade) e para a Polícia Civil irem para o prédio do Daer, pois dependerá também de algumas reformas, como rede elétrica, lógica (internet), divisão de salas. A ideia é levar a Delegacia de Homicídios para o prédio do Daer inicialmente. A intenção é já ocupar o prédio o quanto antes. E futuramente, construir um prédio para abrigar várias delegacias. Hoje, há 11 delegacias em Santa Maria, sendo que pagamos R$ 40 mil de aluguel para sete delas. Boa parte poderá ir para esse local, numa futura central de delegacias – diz Meinerz.
Ele diz que, futuramente, só não irão para o prédio do Daer as delegacias das Zonas Oeste (Tancredo Neves) e Leste (Camobi).
Leia todos os Colunistas